segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Enfim,O TAJ MAHAL! Ufa!!!!



Finalmente tomamos o rumo do Taj,ja nessa altura a ansiedade era grande e pedimos ao Raju que nao nos demorassemos mais que o necessario na estrada.Ele entendeu o recado e saiu com sua peculiar maneira de abrir caminho no trafego:com muita buzina e partindo um pouco ostensivamente para cima dos outros veiculos,mas numa boa e claro.Enfim avistamos os primeiros predios do complexo do Taj.Ele nao esta so,disso nao sabiamos.Ha outros predios imponentes que servem como contraponto para realcar sua majestade.Oh!E sao todos magnificos!    

Esse abaixo,e um  dos dois guardiaes que ladeiam o Taj Mahal.Sao identicos e ficam cada qual de um lado da mesquita.



A primeira visao,da um "frisson"...



Chegando mais perto...
E em todo o seu esplendor.Que maximo,que emocao,gente.



O Raju ficou num estacionamento perto da subida,pois os automoveis nao podem ir ate o complexo do Taj Mahal.A subida e feita por carrinhos eletricos que nao poluem.Todos os visitantes sao revistados e fosforos e isqueiros sao tomados,mas podem ser recuperados na saida,pois e proibido fumar em qualquer parte desse conjunto de predios.Todos recebem sapatilhas macias para colocar sobre seus calcados para nao riscar o chao.Tudo e muito limpo e polido,porque os visitantes vao polindo o chao com esses sapatinhos,tanto fora quanto dentro dessa mesquita mais famosa do mundo.





Uma imagem com o Taj ao fundo.Um adendo: nao e permitido tirar fotos no interior dessa mesquita,pois eles dizem que os flashs danificariam o delicado interior.Vi alguns turistas fotografando com celulares,mas preferimos nao fazer isso,em respeito ao regulamento e ao pais que nos recebia.Gostaria muito de ter essas imagens,mas nao foi possivel.


Detalhe da fachada.Esse portal e uma "renda" feita de marmore,um trabalho primoroso.No interior tambem ha paineis em marmore esculpido,um trabalho finissimo e de extremo bom gosto.

Abaixo,duas fotos com detalhes em pedras semi-preciosas encrustradas no marmore.



Jardins que circundam o complexo.

Foto feita do jardim mostrando a majestade dessa obra em marmore branco.


Brincando de medir,ideia do nosso guia,rsrsrsr.
Essa e uma area nos fundos,que fica meio escondida e nao e mostrada nos postais,mas esta la para quem quiser ver.

Seguimos depois para Jaipur,uma cidade dividida em duas: a velha e a nova.
Ate la,entao.Aguardo a visita de voces para mostrar mais pelos olhos de viajantes curiosos.

Um comentário:

  1. Nossa, estou fascinada com as imagens, as construções, a riqueza de detalhes, impressiona!!!!!!!Não é a toa sua emoção!!!!!Imagino que seja único!!!!!!
    Beijos!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Ola.Sua visita e sua opiniao sao muito importantes para nos.Agradecemos seu comentario.